Comer compulsivo

O comer compulsivo é caracterizado pela ingestão de uma grande quantidade de comida em curto espaço de tempo. A pessoa que come compulsivamente sente-se sem controle ao comer. Sente que não pode parar de comer nem controlar o quanto come. No ataque de comer a pessoa come muito mais depressa que o usual, praticamente sem mastigar ou mesmo sem fome. Come até estar desconfortavelmente empanturrada. Quem come compulsivamente sente-se constrangido com a quantidade de comida que ingere no ataque de comer. Muitas vezes come escondido ou da forma mais discreta possível. Em público mantém comportamento alimentar controlado, tendendo a ingerir produtos dietéticos. Reconhece os ataques de comer como anormais e depois deles sente-se culpada, deprimida, preocupada com as conseqüências em longo prazo, inclusive em seu peso e forma corporal. Sua dificuldade em controlar-se é vista como “falta de força de vontade” e é acompanhada de autodesvalorização e desamparo. O que desencadeia o comer compulsivo é a ansiedade (ligada ou não à preocupação com seu peso ou corpo)e a privação de certos alimentos e situações estressoras. Como ocorrem habitualmente os ataques de comer? A pessoa é tomada de ansiedade crescente e levada a comer para aliviar esta ansiedade. A idéia de comer aparece contra a vontade e a pessoa não consegue livrar-se dela. É aliviada temporariamente pela comida. Se o efeito imediato é uma sensação de relaxamento de curta duração, logo se seguem a culpa e a ansiedade crescente que pode levar a pessoa a comer de novo, em círculos viciosos. O comer compulsivo ocorre em 2% da população e é mais freqüente em mulheres. 30 a 54 % das pessoas que fazem dieta para emagrecer apresentam o quadro. O tratamento é inerdisciplinar.A PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA atua nos “ataques de comer”, nos fatores desencadeantes, nas alterações psicopatológicas associadas, bem como na re-aprendizagem do comportamento alimentar. SE O COMER COMPULSIVO ESTIVER PRESENTE NA OBESIDADE E NÃO FOR TRATADO, TORNARÁ INEFICAZ QUALQUER ABORDAGEM NUTRICIONAL, POR MAIS EQUILIBRADA QUE SEJA.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
Picture of Dr. Marco Tommaso
Dr. Marco Tommaso

O Marco Tommaso é um psicólogo e psicoterapeuta que trata pacientes com uma abordagem humanizada, enxergando, antes do diagnóstico, uma pessoa com sonhos, medos, desejos e anseios.

Entrar em contato

Artigos Relacionados

PSICOTERAPIA NA COMPULSÃO ALIMENTAR

  Nos tratamentos atuais para emagrecer deve haver preocupação com o diagnóstico de um tipo de obesidade caracterizada por alteração compulsiva do comportamento alimentar. Segundo

Ler Mais →