‘Eu preciso de chocolate!!!
Quando o chocolate vira compulsão
O chocolate é um dos alimentos mais desejados por todos! Se não é unanimidade é quase…
Mas…também é um dos alimentos que podem gerar um desejo irrefreável.
Você sabe como a compulsão por chocolate complica o emagrecimento! O termo craving é uma analogia à busca ansiosa por de uma substância em particular.
É caracterizado por uma vontade irresistível para comer com urgência um alimento , habitualmente chocolate, doces, sorvete , ricos em carboidratos e gorduras. A ansiedade cresce e a comida traz alivio momentâneo.
Se estiver em processo de emagrecimento, esse alivio é seguido de culpa, que reforça a ansiedade, que leva a comer de novo, em círculos viciosos. Culpa que leva a ansiedade, que leva à comida, que leva à culpa, que aumenta a ansiedade, que leva à comida, que leva à culpa que…
O CRAVING deve ser visto do ponto de vista físico e psicológico. Grande parte das calorias do chocolate provem de carboidratos, que interferem na produção de serotonina, neuro transmissor que modula o sistema nervoso. Outra porção provem da gordura, que eleva os níveis de endorfina, substancia que produz prazer e alivia a tensão. A cafeína e a teobromina (componente do cacau) contem feniletilamina, que eleva a produção de endorfina.
Além disso esses alimentos podem estar associados a momentos felizes de nossas vidas e “gravados” em nossa memória alimentar.
Em situações de desconforto interno como ansiedade, stress, depressão, podemos voltar (muitas vezes sem perceber) a esse lenitivo.
Alguns “chocólatras” que necessitam emagrecer entram em depressão quando o chocolate é suprimido e abandonam a dieta, razão pela quais muitas nutricionistas incluem pequenas porções na reeducação alimentar.
Mas, quando o chocolate representa algo mais que prazer , quando atua como lenitivo para emoções das quais a pessoa não tem consciência, deve ser trabalhada psicologicamente.