Muitas pessoas que conseguem perder algum peso esbarram no efeito “yo-yo”. Voltam a engordar, se desesperam, fazem novo “regime”, emagrecem, voltam a engordar, fazem novo “regime”… até que um dia vem a desistência…Repetem-se os erros, repete-se o fracasso.
Para não ter nova decepção,vamos a algumas dicas:
- Emagrecer E PERMANECER MAGRA é processo longo. Implica em mudanças de estilo de vida PARA TODA VIDA! É mais, muito mais do que FAZER UMA DIETA PARA PERDER ALGUM PESO POR ALGUM TEMPO!
- Já que você vai conviver com mudanças, romper com velhos hábitos que só lhe deram prejuízos e assumir novos comportamentos que, com o tempo, irão se tornar hábitos saudáveis e AUTOMÀTICOS planeje esse conjunto de mudanças
- Procure uma nutricionista que lhe prescreverá uma reorientação nutricional compatível com seu estilo de vida, com sua realidade, com suas necessidades e preferências. Fuja da “dieta louca” que promete emagrecer “para ontem”. O processo leva tempo! Você deverá reaprender a comer.
- Assuma a responsabilidade por seu emagrecimento. Por mais que uma autêntica “comissão técnica” possa assessorá-la, você é a principal interessada. VOCÊ TERÁ de FAZER! Responsabilize-se por uma vida saudável hoje e sempre.
- Elaborado um plano de ação, coloque-o em execução. Marque uma data e comece a mudar seu estilo de vida. Escolhido o dia, não adie! A maioria das pessoas arranja uma série de desculpas para adiar o início do processo. Por quê? Porque mudança assusta. Se pensar em adiar lembre-se do primeiro mandamento para a obtenção da auto-estima: NÃO SE LAMENTE! FAÇA! Refute pensamentos do tipo “só hoje”, “vou me despedir disso ou daquilo”, “segunda feira eu começo”… TROQUE AS LAMURIAS POR AÇÃO! Adiar é piorar a situação, sentir-se derrotada sem ter lutado.
- Estabeleça metas REALISTAS! Coloque o foco no processo e os resultados virão como conseqüência. Sua meta é colocar em ação um conjunto de mudanças de estilo de vida que lhe proporcionarão mais saúde e o emagrecimento. Não coloque metas do tipo “vou perder 10 kg num mês”, ou “vou correr 15 km”, se você está sedentária. Metas inviáveis, mal colocadas, levarão à frustração.
- A motivação deve vir de dentro! Emagreça POR VOCÊ! Você deve se sentir bem! Os seus objetivos são importantes. Não tente emagrecer para agradar seu namorado, para a festa de formatura da prima, porque a moda pede isso ou aquilo.
- Persevere! DESENVOLVA A TOLERÂNCIA A FRUSTRAÇÃO! ERROU? CORRIGE! CAIU? LEVANTA! INSUCESSO NÃO É FRACASSO! É OPORTUNIDADE DE APRENDER ALGUMA COISA!
- Se você faz tratamento com profissionais especialistas, nutricionista, médico, psicólogo, educador físico, discuta com esse(s) profissional (is) suas dificuldades. Ao invés de trocar de especialista ou desistir, exponha francamente suas dificuldades. Trocando de profissional você perde mais uma chance de se conhecer e, no fundo, assume a derrota, embora a delegue a esse profissional! ASSUMA A RESPONSABILIDADE! O especialista precisará conhecê-la bem, sentir suas dificuldades para poder orientá-la. Se ele não estiver disposto a fazer isso, aí sim, reconsidere esse profissional. Mas seja sincera! Não venha com aquele papo “fiz tudo direitinho e…” se você não fez! Sonegando informação você está enganando a si mesma.
- Seja flexível. Nem tudo sairá conforme previsto. Haverá situações imprevisíveis. Não é “tudo ou nada”. Ou faço ou não faço!Tenha um plano B para as situações que não podem ser previstas. Você se excedeu hoje? Acontece! Volte à sua dieta. Não pense em abandoná-la nem em “abreviá-la” para compensar. Volte simplesmente a ela.
- Desenvolva sua autoestima. Você merece ser feliz! Merece obter o resultado desejado! Seja sua melhor amiga ou “uma boa mãe para si mesma” amando-se incondicionalmente. Tolere suas imperfeições, mas tente corrigi-las. Antes de se dar desculpas absurdas para comer mais, pergunte-se, “é bom para mim?”. Estar fora do seu peso não a faz menos que ninguém.
- Seja feliz para emagrecer. Não espere emagrecer para ser feliz.