fbpx

DICAS PARA CONTROLAR UM EPISÓDIO DE COMPULSÃO ALIMENTAR

DICAS PARA CONTROLAR UM EPISÓDIO DE COMPULSÃO ALIMENTAR

 

A compulsão alimentar é um grande empecilho ao emagrecimento. Se presente e não tratada acaba com os mais competentes programas  nutricionais.

Você sabe como é: de repente, sem fome, você sente  um impulso forte para comer. A ansiedade aumenta e você vai direto para a comida. Come muito depressa,quase em mastigar,  sente-se sem controle sobre o que e o quanto come, muitas vezes às escondidas. Depois  vem o arrependimento, culpa, muita culpa. Auto depreciação, desânimo e muitas vezes o final de mais uma dieta. E o filme se repete. Não é fome, não é prazer. São emoções que levam ao prato. É alívio de tensão, pelo menos em curtíssimo prazo.

Vamos conversar a respeito.

A primeira coisa a fazer é identificar precocemente os primeiros sinais. “Aquela”  vontade de comer. Pensamentos, ansiedade, tensão.  Alguns pensamentos são típicos: “Quer saber”? “Eu mereço”, “Hoje foi muito estressante”, “Só hoje”, “Segunda feira eu começo”. E por aí vai. Lembre-se do que ocorreu nas últimas vezes. As  “promessas “não foram cumpridas e você se sentiu arrasada…

Não aceite esses pensamentos! Questione! Coloque-os no “banco dos réus”. Pergunte-se “Será?”. “No que eu me baseio para acreditar nele?”. “Quais são as outras possibilidades?” “O que vou sentir se eu não comer?” “Como me senti da última  vez?” Não é porque pensamos que é verdade e muitas vezes os aceitamos como “verdades”, sem questioná-los.

Ganhe tempo!  A ansiedade é como um “U”invertido. Começa, atinge um patamar e declina. Ocorre que muitas vezes vamos à comida antes disso acontecer.

Se necessário, engaje-se numa atividade prazerosa que seja incompatível com comer. Por exemplo, um trabalho manual, uma atividade física, escrever, conversar com uma amiga, entre outras.essa atividade deve ser planejada de antemão.

Você conseguirá abortar vários episódios de compulsão alimentar com esse procedimento. Mas, se isso for muito frequente, se estiver fora de controle, procure ajuda psicológica.

Desenvolvi a Terapia da boa forma, um programa psicológico muito legal para esses casos que chegam a mim por que nutrição e medicina não  foram suficientes.

Convido-a a conhecer  mediante uma entrevista inicial SEM CUSTO e sem a obrigação de continuidade.

Agende pelo telefone 11 3887 9738 ou pelo email [email protected]

Aguardo você!