Às vezes estamos tão tensos que não temos vontade de fazer exercícios, embora gostemos de fazê-lo.
Neste caso, tente o seguinte:
- Vá a academia, ao clube, Parque ou ao local onde se exercita e comece a se movimentar, com toda a liberdade de parar ou voltar para casa se a sensação de “cansaço”, preguiça, ou seja lá o que for, continuar em 15 minutos. EM 90% das vezes você irá continuar e ao término achará ótimo ter feito.
- Associe o exercício ao prazer. Divirta-se, mexa-se, faça exercício como algo agradável. O “melhor exercício” só o será para você se gostar dele! FAÇA O QUE GOSTA! PORÉM EXPERIMENTE OS OUTROS ANTES DE DIZER QUE “NÃO GOSTA!!”
- O melhor exercício, psicologicamente falando, é aquele que, mesmo estando cansado hoje, você sente vontade de fazer de novo amanhã!
- Há pessoas que não gostam tanto do exercício, mas sim da sensação de bem estar de tê-los feito.
- O exercício físico deveria ser uma rotina como escovar os dentes, por exemplo! É uma necessidade! O homem não foi feito “para ficar parado!”.
- A endorfina produzida durante o exercício físico vai melhorar a produção de outras substâncias naturais (produzidas pelo próprio organismo). Alivia tensões de todos os tipos e é recomendado como poderoso auxiliar no tratamento de depressões leves!
- O exercício como anti-stress não deve aumentar ainda mais os níveis de stress. Por exemplo, você sai do trabalho cansada, faz exercício onde tem consciência do seu corpo, diverte-se, relaxa e sente as modificações que vão ocorrendo em seu humor. Isto é totalmente diferente de sair ao final do dia, pressionando-se para ganhar de alguém, ser o “maior” ou “bater o recorde mundial”. No primeiro caso você alivia as tensões, no segundo coloca mais pressão…
- Além da Academia ou Clube pense na atividade física informal. Aquela que fazemos sem perceber. Caminhe, suba escadas, não deite se puder sentar, não sente se puder ficar de pé e não fique de pé se puder andar. Procure oportunidades para estar ativo.