Emoções que podem engordar

Há muito se verifica que determinadas características de personalidade, comportamentos ou emoções podem predispor a ocorrência da obesidade. Existem obesos de todos os tipos, sem que se possa generalizar uma personalidade pré mórbida.

Mas, algumas características de comportamento e estados emocionais podem predispor à possibilidade de desenvolvimento do excesso de gordura.

Um estudo realizado por pesquisadores americanos de Baltimore seguiu 1998 pessoas durante 50 anos, realizando constates avaliações e colheita de dados corrobora os achados clínicos.

Entre outros, medo, ansiedade, tristeza, stress, raiva, culpa, vergonha, impulsividade, perfeccionismo.

Emagrecimento pode ser muito mais do quefazer uma dieta, praticar atividade física e ingerir medicação, necessários, mas nem sempre suficientes.

Quando a pessoa apresenta emoções mal resolvidas, que interferem no processo, como causa ou efeito, é fundamental a atuação da psicologia. Nestes casos, engordar pode ser uma forma inadequada de expressar e trabalhar essas emoções.

 

 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
Picture of Dr. Marco Tommaso
Dr. Marco Tommaso

O Marco Tommaso é um psicólogo e psicoterapeuta que trata pacientes com uma abordagem humanizada, enxergando, antes do diagnóstico, uma pessoa com sonhos, medos, desejos e anseios.

Entrar em contato

Artigos Relacionados

A “menina boazinha’…que não emagrece…

“Sou a menina educada”. “Não digo não a ninguém” “Mas…sou boazinha” “Para não ser rejeitada engulo desaforos” “Mas…sou boazinha” “Sou submissa às pessoas”… “Mas…sou boazinha”

Ler Mais →