- Pense em emagrecer e permanecer magra. Não em emagrecer algum peso por algum tempo.
- Lembre-se de proceder todos os dias como se estivesse no primeiro, em qualquer programa de emagrecimento em que se engaje.
- Troque “o regime” por orientação nutricional. Não fala da dieta mera contagem de calorias. Você precisa se alimentar bem. Procure um (a) nutricionista.
- Não tenha pressa! Cada pessoa tem um ritmo de emagrecimento.
- Troque o “peso ideal” por um peso viável. Que tal um peso, dentro de seu peso clínico, no qual se sinta bonita e atraente?
- Lembre-se, você precisa se gostar para emagrecer e não emagrecer para se gostar. Quem não se gosta, quem não tem uma auto-estima legal não emagrece.
- CUIDE DO PROCESSO! O EMAGRECIMENTO VIRÁ COMO CONSEQÜÊNCIA!
- Se você come por ansiedade, stress ou por qualquer outra emoção, precisará trabalhar essa emoção, se quiser emagrecer.
- Faça atividade física! O melhor exercício físico é aquele que, mesmo cansada hoje, você tem vontade de fazer amanhã! Lembre-se que a endorfina, uma “droga do bem” produzida por seu cérebro quando se exercita, traz prazer e ajuda no emagrecimento.
- Faça da comida um prazer, mas não O prazer. Desenvolva outras fontes de gratificação.
- Encare os erros como oportunidades de aprendizado e não como catástrofes.
- Lembre-se do mandamento maior quando se fala em autoestima: não se lamente! Faça!
- Cuidado com “dietas loucas”!Não existem milagres!
- Lembre-se que sua imagem muda antes de sua auto-imagem , a maneira pela qual se vê acompanhada de suas emoções a respeito.
- Engolir sapos engorda! Desenvolva a assertividade, capacidade de reivindicar seus direitos adequadamente, respeitando o dos outros, de se posicionar de maneira afirmativa, não agressiva nem omissa.
- Como estão suas emoções? Você as leva ao prato? Não se cura ansiedade e tristeza com comida.
- Pratique alguma forma de relaxamento.
- O EMAGRECIMENTO DEVE VIR DE DENTRO PARA FORA! A CABEÇA PRECISARÁ ESTAR “MAGRA” PARA QUE O CORPO EMAGREÇA! Esse é o papel da psicologia no emagrecimento.
- Você quer mesmo emagrecer? Muitas pessoas têm “benefícios” permanecendo gordas, sem é claro, ter consciência disso.
- Você sabe o que fazer, mas não consegue, tem longo histórico de obesidade ou sobre peso, engorda e emagrece, come compulsivamente, muitas vezes à noite, sem fome, sente-se culpada, está na hora de incluir a psicologia no seu programa de emagrecimento.
- Cuide do processo. O emagrecimento virá como conseqüência.
- Emagrecimento se baseia em três fatores: reorientação nutricional, atividade física, EQUILIBRIO PSICOLÓGICO!
Após a perda de peso vem a parte mais importante e mais descuidada: A MANUTENÇÃO DO NOVO PESO!