Bulimia 2

Devido ao aspecto físico, é mais fácil desconfiar que alguém de nossas relações seja anoréxica. Já a suspeita de bulimia é mais difícil de ser comprovada.
Você suspeita de algo errado? Sua filha passa horas no banheiro após as refeições? Fica muito tempo checando-se ao espelho? Vai continuamente ao supermercado? Está sempre sem dinheiro embora sem razão para isso?

Ou você própria está preocupada porque pensa demais na próxima refeição, no próximo excesso alimentar ou nos gramas que engordou por ter dado uma mordida num “alimento proibido”?
O Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA reconhece os seguintes sinais de advertência para bulimia nervosa :
Ataques de Comer: não são facilmente detectáveis nos outros. MAS, se alguém de sua família ou amigos parecer estar comendo demais ou se sua alimentação parecer fora de controle fique alerta. Com você própria inclusive!

Vômitos, laxantes , diuréticos : claro que não dá para observar esses comportamentos diretamente . MAS ,se alguém de sua família vai para o banheiro constantemente após as refeições, se passa mal muito tempo lá, ou a utilizar repentinamente laxantes e/ou diuréticos. Fazem-se exercícios físicos intensos compensatórios ( com a intenção de queimar as calorias ingeridas num excesso alimentar, acompanhado de medo mórbido de engordar) DESCONFIE! Você pode estar diante de um caso de BULIMIA !
Ganho ou manutenção de peso mesmo diante de dieta e/ou exercício físico : quem conta as calorias de tudo o que come mas nunca emagrece, pode estar tento “ataques de comer”, um dos componentes da bulimia. De outro lado, a pessoa que come aparentemente bem , mas parece sempre muito magra, pode estar vomitando , exercitando-se demais ou jejuando quando não se está por perto ou, quem sabe, combinando os três métodos.

Roubo de álcool ou drogas : claro que tais comportamentos, isoladamente, não significam que alguém seja bulímica. Mas são comuns entre pessoas com bulimia.
Depressão : a depressão está presente em muitos quadros clínicos e , isoladamente, não é indício de bulimia. MAS , 50 – 75 % das bulímicas já instaladas ou em desenvolvimento tem depressão.

Inchaço das maçãs do rosto ou gânglios no pescoço : o vomito provocado freqüentemente faz com que as glândulas salivares inchem nestas regiões.
Marcas ou cicatrizes no dorso das mãos : podem ser indícios que a pessoa possivelmente esteja forçando o vômito e, ao introduzir as mãos na garganta provoca esta cicatriz por atrito com a arcada dentária.

BULIMIA PODE E DEVE SER TRATADA ! SUA VIDA OU A DE UM ENTE QUERIDO PODE ESTAR EM JOGO!