Stress e emagrecimento 2

      Num programa de emagrecimento teremos de promover importantes modificações no estilo de vida. Haverá restrições, ainda que quantitativas, na alimentação. Se o alimento é utilizado como redutor da ansiedade, sua diminuição poderá fazer com que o desconforto mascarado pela comida venha à tona. Mudanças de outros tipos ocorrerão.

     Se os novos comportamentos não forem acompanhados de prazer haverá aumento da tensão e daí para a comida será um pulo. DAÍ A DICA NÚMERO UM: aumente as fontes de prazer não só na alimentação e nos exercícios, MAS NA VIDA COMO UM TODO ! Desenvolva prazeres sociais, culturais, artísticos, hobbies. A comida deverá ser UM prazer e não O prazer.

    Inclua-se na própria agenda. Faça o que gosta e aprenda a gostar do que faz ou do que tem de fazer. Resolva o que está ao seu alcance e não se angustie com situações que não dependem de você. Pratique alguma forma de exercício físico. Faça algum tipo de relaxamento. CUIDADO COM A TIRANIA DO DEVER!

A DIFICULDADE PARA LIDAR COM AS EMOÇÕES AUMENTA A VULNERABILIDADE AO STRESS, PROCURE AJUDA PSICOTERÁPICA! CONVERSE, COMPARTILHE COM UM PROFISSIONAL QUE POSSA ORIENTÁ-LO. TRABALHE A ANSIEDADE QUE PÕE POR TERRA SEUS SONHOS DE EMAGRECIMENTO! Tente descobrir porque você engordou, que fatores, fora a fome, a levaram a comer.

Controle as fontes de stress decorrentes do próprio processo de emagrecimento tais como :

preocupação excessiva com padrões estéticos inviáveis: perfeição não existe ! Muitas das mais lindas modelos acham-se “feias”. Mais importante do que ser ou estar É SENTIR-SE BONITA!  Assuma sua identidade estética! Respeite seu biótipo! BELEZA É QUESTÃO DE IMAGEM E AUTO IMAGEM !  Busque uma perda realista de peso.

Preocupação excessiva com exercício físico: cultive o prazer do exercício. Psicologicamente o melhor exercício é aquele que, mesmo cansada hoje, sente vontade de fazer amanhã. Não ponha pressão nos exercícios! Você pode divertir-se e socializar-se jogando tênis,por exemplo, sem ter a ambição de “ganhar do Campeão Mundial”…Troque  dever pelo prazer!

Preocupação excessiva com dieta: não deixe de viver porque está em dieta. Ela é um meio e não um fim em si próprio. Inclua a dieta em sua vida, mas não viva para fazer dieta! Seja responsável  em um programa de emagrecimento, mas não o viva de forma obsessiva.

– Cuidado para não acabar com sua vida social “porque está em dieta”! Não elimine essa fonte importantíssima de prazer. A solidão é extremamente estressante.

– Emagrecimento não é “Grande Prêmio de Fórmula 1” . Esqueça o mito da velocidade. A pressa, fora outros inconvenientes,  é dos maiores fatores de stress!

– Cuidado com raciocínios do tipo “se perdi um quilo em uma semana, então em dez semanas…” A lógica não é essa. Cada organismo tem um ritmo de e o mesmo organismo “não perde a mesma coisa toda semana”…

Seja tolerante com possíveis falhas. Fuja do “tudo ou nada”. Se comer um bombom, não coma o resto da caixa e não se angustie. Erros devem ser encarados como oportunidades de aprendizado. Errou ? Corrige ! Caiu ? Levante !

– Evite a “balançomania” ou qualquer outra “medidamania”. Não se pese toda hora,todo dia. O peso flutua e, mal interpretado poderá levar à comida…

VIVA O MOMENTO PRESENTE ! Ontem já foi e amanhã ainda não veio! “E se eu sentir fome amanhã a noite?” Não se angustie ! Aprenda a resolver os problemas na medida em que ocorram! Sofrer por antecipação não resolve e aumenta o stress!

 

 

Dr. Marco Antonio De Tommaso
–  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
–  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
–  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
–  Consultor da Unilever – Dove de 2004 a 2010

–  Articulista da revista Boa Forma “ Divã”
–  Assessoria psicológica para modelos e agências

–  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br

 
11 – 3887 9738    www.tommaso.psc.br  [email protected]

http://tommasopsicologia.blogspot.com/

 

http://www.facebook.com/marcoantonio.detommaso.5

 

fanpage   https://www.facebook.com/drmarcotommaso

 

Rua Bento de Andrade, 121    Jardim Paulista     São Paulo