Sofrimento por antecipação

 

Quem já não se preocupou indevidamente com situações futuras, esperando delas o pior que, efetivamente, não ocorreu? Mesmo que não ocorra, o simples sofrimento por antecipação pode ser angustiante e despende muita energia desnecessária que seria mais bem utilizada na preparação devida para enfrentá-la.

 

Estamos diante da ansiedade.  Emoção semelhante ao medo, voltada para o futuro, diante de um perigo imaginário ou pouco significativo (no medo o perigo é real e presente), com uma sensação interna desagradável. Na ansiedade preenchemos o momento presente e o futuro com hipóteses e pensamentos negativos ou catastróficos. “O médico pediu exames! Então estou gravemente enfermo!”. Na ansiedade existe uma supervalorização do perigo e uma diminuição da sensação de capacidade de enfrentá-lo.

 

A ansiedade é positiva quando otimiza o desempenho. O medo de uma prova me faz estudar para ela. Se excessiva posso não conseguir estudar, ter branco, faltar à prova.

 

Quando você estiver sofrendo por antecipação faça o seguinte:

 

  • Identifique os pensamentos que lhe ocorrem. Não os aceite simplesmente sem refletir. Não é porque pensamos que é verdade. Faça a si mesma a pergunta “SERÁ?”
  • Vá alem no seu questionamento: “NO QUE ME BASEIO PARA ISSO?”
  • Num terceiro momento: “QUAIS  SÃO AS OUTRAS POSSIBILIDADES”?

 

Além disso, pense quantas vezes você “errou” nas suas previsões catastróficas. Quase sempre! Mas, aí sim! SOFREU SEMPRE!

 

Então, mãos a obra! Tente! Aprenda com o passado, planeje o futuro, MAS VIVA O PRESENTE! Ontem já foi amanhã não veio! O tempo é hoje! A melhor maneira de ser feliz no futuro é ser feliz no presente!

 

 

Dr. Marco Antonio De Tommaso
–  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
–  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
–  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
–  Consultor da Unilever – Dove de 2004 a 2010

–  Articulista da revista Boa Forma “ Divã”
–  Assessoria psicológica para modelos e agências

–  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br
11 – 3887 9738    www.tommaso.psc.br  [email protected]

http://tommasopsicologia.blogspot.com/

 

http://www.facebook.com/marcoantonio.detommaso.5

 

fanpage   https://www.facebook.com/drmarcotommaso

 

Rua Bento de Andrade, 121    Jardim Paulista     São Paulo