Síndrome da Imagem a Zelar

 

 

Um amigo meu, brilhante Promotor de Justiça, certa feita procurou-me alegando sofrer da “Síndrome da Imagem a Zelar”. Homem culto, muito inteligente, lógico e racional, dizia ter sido moldado pela profissão a uma formalidade excessiva.

Eu, evidentemente, não conhecia a tal “Síndrome”, não com esse nome. Mas, mediante sua descrição, verifiquei o quanto era procedente em sua profissão e em tantas outras, onde prevalece a lógica, a racionalidade por vezes excessiva e a contenção e muitas vezes o bloqueio da expressão emocional adequada.

Alguns profissionais apresentam perfil de personalidade para tal. Outros não. “Controlam” artificialmente a expressão das emoções ou o fazem de forma inadequada, canalizando muitas vezes para o corpo através de sintomas essa carga reprimida. Tentam bloquear a parte cognitiva das emoções, mas a ativação fisiológica continua. Insidiosa e silenciosamente.

Estudo, por coincidência, realizado com advogados, mostra que, aqueles mais irritados, que não compartilham suas emoções, apresentavam chance cinco vezes maior de morrer antes dos cinquenta anos! Antes disso, poderiam apresentar sintomas vários, como hipertensão arterial, hiper colesterolemia, arritmias cardíacas, entre outros.

É o stress, mal conduzido, realizando vítimas.

Mister se faz que profissionais desse tipo sejam trabalhados para que, paralelamente à sua atividade, tenham um espaço para expressão das emoções. Um local onde possam ser treinados a liberá-las adequadamente.

Muitas vezes a psicoterapia é esse veículo, conforme meu amigo promotor.

Dr. Marco Antonio De Tommaso
–  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
–  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
–  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
–  Consultor da Unilever – Dove de 2004 a 2010

–  Articulista da revista Boa Forma “ Divã”
–  Assessoria psicológica para modelos e agências

–  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br
11 – 3887 9738    www.tommaso.psc.br  [email protected]

http://tommasopsicologia.blogspot.com/

fanpage   https://www.facebook.com/drmarcotommaso

Rua Bento de Andrade, 121    Jardim Paulista     São Paulo