Sedentarismo mata!

Para a OMS a inatividade física é o quarto fator de risco para doenças crônicas, logo após de hipertensão, tabagismo e colesterol elevado.

Pesquisa coordenada por um brasileiro, Pedro Hallal, realizada em 16 países, foi publicada em 18/072012 pela conceituada revista inglesa The Lancet, é ainda mais preocupante: o sedentarismo equivale ao fumo e à obesidade entre os fatores de risco! Seria responsável por 9% das mortes prematuras, 6% das doenças coronarianas, 7% do diabetes e 10% dos casos de câncer de intestino e de mama!

 

No Brasil 50% dos adultos de mais de 30 anos são sedentários!Não preenchem os requisitos que os tirassem dessa faixa: 150 minutos de atividade moderada /semana (5×30 minutos) ou 60 minutos de atividade intensa/semana (3x20minutos). Se 10% dos sedentários  praticassem exercícios evitaríamos 500 000 mortes /ano em todo o mundo!

 

Do ponto de vista psicológico o benefício é enorme. O exercício melhora  reduz o stress, ajuda no controle da ansiedade, melhora a autoestima e a qualidade de vida.

 

Que tal pensar no caso?