Psicoterapia e qualidade de vida

– Uma das funções originais da psicoterapia é o tratamento de problemas emocionais onde, utilizada devidamente, é de suma importância. Neste caso poderíamos dizer, simplificadamente, que alivia o sofrimento, como nos tratamentos para as diversas formas de ansiedade e da depressão.

– Outra função, menos conhecida e divulgada, é a de promover bem estar através do autoconhecimento, desenvolvimento da auto-estima e das características positivas da pessoa.

– Eliminar ou diminuir as barreiras do sofrimento não implica, necessariamente, num acréscimo de bem estar, embora contribua bastante para tal.

– As vantagens adicionais, os benefícios da psicoterapia enquanto autoconhecimento são evidentes. Melhora da auto-estima, atualização de competências e habilidades, promoção da criatividade e da intuição (habilidades tipicamente ligadas ao lado emocional do cérebro), novas maneiras de enfrentar e resolver problemas, melhores condições de relacionamento, da capacidade de trabalho e autoconfiança.

– Hoje, a própria modernidade, que nos conduz ao stress e a ansiedade, exige bem mais que a mera remoção de sintomas! Impõe uma otimização do mais complexo dos computadores, a mente humana, senhora de todas as ações, sede das emoções e do pensamento! Eficiência, rendimento, flexibilidade, tolerância a frustrações, capacidade de enfrentar situações novas, de fazer frente a mudanças que ocorrem em velocidade sem precedentes. COMPETÊNCIA EMOCIONAL! A sensação íntima de ser capaz de enfrentar os problemas na medida em que ocorram! Estudo realizado nos EUA ( Carnegie Institute) com 4000 pessoas que perderam seus empregos revela que apenas 10% foram demitidas por problemas técnicos. 90% o foram por problemas emocionais. Mais, 60 % dos executivos apresentam níveis elevadíssimos de stress que os predispõe a doenças graves, do enfarte ao pânico, do derrame à depressão.

– Psicoterapia pode ser entendida como um agente que atua promovendo qualidade de vida, permitindo-nos enfrentar a árdua competição do dia a dia com saúde e competência. Em suma, a habilidade suprema que é a CONQUISTA DA FELICIDADE.