EMAGRECI! ESTOU CURADA?

 

Qualquer programa de emagrecimento deve ter por meta emagrecer E PERMANECER MAGRA. Durante o processo de emagrecimento você deve ter tido um aprendizado nutricional que deverá ser praticado pelo resto da vida.

Quem emagrece estará magra SE E ENQUANTO MANTIVER UM ESTILO DE VIDA MAGRO. A obesidade não tem cura, apenas tratamento. Alimentação, atividade física e condição psicológica (a mais negligenciada) devem estar alinhadas.

A manutenção é a parte mais importante e difícil da empreitada. Exige equilíbrio emocional  para manter a motivação e o foco. Os fatores que a levaram a engordar estão lá, prontos para voltar…

O tamanho do corpo diminuiu. O peso muda mais depressa que a cabeça.  Valeu a pena? O emagrecimento não garante outras mudanças…O emprego da vida, o príncipe encantado, a cura da timidez…

O novo estado exige novos papéis, novos padrões de comportamento para os quais a pessoa pode não estar preparada. Há necessidade,  em muitos casos, da desconstrução do personagem criado na fase de gordo e que visava a sobrevivência numa cultura hostil aos mais robustos. A imagem corporal estará tanto mais comprometida quanto maior for a antiguidade do problema e precisará ser refeita. Algumas pessoas que emagrecem parecem apresentar uma “gordura imaginária”procedendo como se ainda estivessem gordas.

Os ganhos secundários que poderia ter com a obesidade devem ser identificados e tratados, senão…

Realmente, não há cura! Mas o tratamento vale a pena. Para isso, a cabeça tem papel preponderante. Afinal, você não fez apena mais uma dieta para perder algum peso por algum tempo.

Esse é o papel da psicologia. “Emagrecer a cabeça”e torná-la apta para promover o novo estilo de vida. Não descuide dela!

Dr. Marco Antonio De Tommaso
–  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
–  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
–  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
–  Consultor da Unilever – Dove de 2004 a 2011

–  Articulista da revista Boa Forma “ Divã”
–  Assessoria psicológica para modelos e agências

–  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br
11 – 3887 9738    www.tommaso.psc.br  [email protected]

http://tommasopsicologia.blogspot.com/

http://www.facebook.com/marcoantonio.detommaso.5

fanpage   https://www.facebook.com/drmarcotommaso

Rua Bento de Andrade, 121    Jardim Paulista     São Paulo