COMPULSÃO ALIMENTAR EM MODELOS

 

Querida amiga modelo. Tenho certeza que você já foi “convidada”(nem sempre de maneira sutil…) a emagrecer…Afinal, é o verbo mais conjugado na sua profissão! As mensagens podem ser diretas “você está  enorme!!”(Isso quer dizer que seu quadril  está “fora”da medida oficial…Afinal, se seu quadril for 88,00000000001 você é tratada como “obesa”…)Ou então pode ouvir, “acidentalmente”,  dois especialistas dizendo:”Viu como a Mariazinha está trabalhando?Também,está com 86 cm de quadril!” Pronto! Você ouviu a fórmula do sucesso:EMAGRECER!!!

Pressão,imprevisibilidade, ansiedade, avaliações arbitrárias, um “NÃO” sempre no ar…Mas, você precisa trabalhar. A ansiedade está lá em cima, as contas estão aí, então…vamos emagrecer!

Dietas loucas, jejuns, remédios sem nenhum critério ou coisa pior. São 8 horas da noite e você é uma heroína! Sua dieta está sendo espetacular! Aliás, estava…De repente, você se permite uma bolacha,um biscoito, um chocolate. “Só um não faz mal, diz a sí mesma…Mas…bem,o resto você sabe. Descontrole, assalto à geladeira, comilança escondida. Aí vem a culpa! A auto depreciação! A autoestima que já estava baixa despenca de vez. Raiva , tristeza,depressão , ansiedade! Sim, no momento em que come, só naquele momento, a ansiedade diminui. Depois volta reforçada pela culpa! Saudades de casa, do namorado, raiva de si mesma…É amanhã tem um casting e você será medida…

Você acaba de ter uma visão de um episódio  de compulsão alimentar. Fome ( você fazia um “heróico” regime, lembra? ) e ansiedade detonam o processo…Aí  você jura que não fará nunca mais e mergulha num regime ainda pior para diminuir a culpa…Sabe o que vai acontecer? Você irá repetir a dose!

Querida amiga, procure uma orientação nutricional em lugar das dietas malucas que lhe indicaram, que a dra. Amiga faz! Pratique  atividade física!

TRABALHE SUAS EMOÇÕES, CUIDE DA PARTE PSICOLÓGICA! Procure saber o que faz a psicologia na sua profissão!

 

Dr. Marco Antonio De Tommaso
–  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
–  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
–  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
–  Consultor da Unilever – Dove de 2004 a 2010

–  Articulista da revista Boa Forma “ Divã”
–  Assessoria psicológica para modelos e agências

–  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br
11 – 3887 9738    www.tommaso.psc.br  [email protected]

http://tommasopsicologia.blogspot.com/

 

http://www.facebook.com/marcoantonio.detommaso.5

 

fanpage   https://www.facebook.com/drmarcotommaso

 

Rua Bento de Andrade, 121    Jardim Paulista     São Paulo