fbpx

Autoestima: de bem com a vida

   Podemos definir autoestima como a avaliação que fazemos de nós mesmos, encampando nossas crenças, emoções, sentimentos e comportamento. Nossa maneira de encarar a vida, a nós mesmos, ao futuro. É a convicção interna de que podemos viver bem, sermos felizes e fazer frente aos problemas da vida e controlar os acontecimentos.

 

É um conceito complexo, intimamente ligado a equilíbrio emocional. Envolve sentimentos como a sensação de merecimento da felicidade.

 

É desenvolvida desde a infância ao interiorizarmos a educação recebida, na e o fundamento atmosfera de afeto que recebemos dos pais, que nos servem de espelho. Essa comunicação afetiva irá possibilitar o desenvolvimento de sentimentos positivos ou negativos.

 

Não é algo que “a gente tem e pronto”, mas um conceito dinâmico a ser cultivado em nosso dia a dia.

 

Uma pessoa com autoestima elevada assume a responsabilidade por sua vida, seus relacionamentos, suas escolhas. Não culpa o mundo por seus insucessos e nem confunde erro com fracasso. Assume o risco de erro, mas o encara como oportunidade de aprendizado e crescimento. Compreende que o insucesso é possível, mas não catastrófico. Vive de acordo com suas crenças e valores, respeitando os da sociedade em que vive. Apresenta coerência entre crenças e a ação.

 

Tem consciência de suas qualidades e limites. Sabe o que lhe agrada e o que o desagrada. Aceita suas falhas, mas atua, “vai atrás”. Não tem pena de si mesmo, AJE. A ação é o primeiro mandamento na busca e resgate da autoestima. Transforma as “intenções” em ação. Afinal, de boa intenção o inferno está cheio.

 

Estabelece metas viáveis e as divide em submetas que lhe dão a capacidade de tomar as providências necessárias.

 

É flexível e, se os fatos justificarem, muda suas crenças e opiniões. Tem uma visão positiva da vida e isso faz com que acredite em si e no futuro. É otimista e confia no seu taco. Persevera em situações desfavoráveis e isso aumenta suas chances de sucesso.

 

Mudanças não são temidas, mas encaradas como desafios. Autoestima implica em confiança em topar desafios e desafios reforçam a auto-estima.